DIRECT TRADE: ESTRATÉGIA PARA VALORIZAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES DE CAFÉS ESPECIAIS
Resumo
Este trabalho demonstra que os consumidores mundiais estão com novos hábitos e conceitos sobre cafés de qualidade excepcional. Percebe-se que as cafeterias, importadores e torrefadores estão visualizando uma nova demanda, pois o mundo está se adaptando com essas mudanças e cabe a eles juntamente com os produtores buscarem e explorarem esse mercado e o comércio justo para ambas as partes. Essa adaptação está em processo inicial, as tendências de mercado estão se modificando e sendo essenciais para as tomadas de decisões no mercado e no cenário cafeeiro. Nesse sentido, se transformam os parâmetros mercadológicos desse setor com os produtores investindo na qualidade, os compradores pagando o justo e mostrando aos seus clientes e fornecedores a procedência e a origem daquela xícara de café consumida. O objetivo deste estudo é ressaltar a importância e a contribuição do Direct Trade na vida, principalmente, dos pequenos produtores devido à valorização do produto e esse trabalho que as empresas fazem juntamente com os produtores é um trabalho mais humano e justo. Este intento será mediante uma pesquisa exploratória, documental e de campo analisando os produtores de cafés especiais na região da Mantiqueira de Minas na cidade de São Gonçalo do Sapucaí que vêm se destacando em concursos nacionais e regionais pela qualidade de seus cafés excepcionais. Assim se evidenciou a busca da valorização de seu trabalho e de seu produto de forma mais honesta, transparente e justa, para cada dia mais incentivar outros produtores que o melhor caminho é investir em qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Direct Trade. Mantiqueira de Minas. Produtores. Cafés Especiais. São Gonçalo do Sapucaí.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN Eletrônico/EISSN: 2238-5266
Indexado em: