A formação em Serviço Social: Caracterizando a identidade profissional

Caroline Aparecida Silva SANTANA, Carolina Aparecida SILVA, Orlando José RESENDE

Resumo


A partir da realidade contemporânea, a qual emerge as mazelas da questão social, oriundas da contraditória relação trabalho x capital, o Assistente Social intervém por meio de sua instrumentalidade técnica-operativa, teórico-metodológica e ético-política adquirida no âmbito acadêmico. Assim, visa-se observar e averiguar como é implementada a formação acadêmica em Serviço Social, desdobrando as contradições, reflexos e desafios, bem como constatar se a estrutura curricular e metodologia de ensino são suficientes e estão em conformidade com o Projeto Ético-Político da profissão. Neste sentido, contribuir para que o Assistente Social tenha consciência dos meandros putrefatos do capitalismo que permeiam as suas intervenções, adquirindo postura crítica e propositiva para seu enfrentamento, legitimando os anseios da categoria. Através de uma abordagem qualitativa e análise teórico-empírica, pretende-se focalizar os estudos na aplicação de dois questionários para sujeitos que se encontram imersos intrinsecamente nesta relação acadêmica, os quais se configuram em docentes do curso de Serviço Social, bem como em profissionais da práxis cotidiana vinculados a política de Assistência Social, os quais podem desvelar como ocorre a articulação entre teoria x prática, ou seja, o ser e fazer. Portanto, o presente artigo traz a caracterização da identidade profissional, sob a perspectiva da formação acadêmica, considerando a subjetividade imersa nesta esfera educacional para além das ideologias do senso comum.

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ISSN Eletrônico/EISSN: 2238-5266


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