AS PRATICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ENFOQUE DA DIABETES NA CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS – ACS, EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: Relato de experiência
Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.93101

Vinicius Lino de SOUZA NETO, Nathália Araújo da NÓBREGA, Gabrielly de Carly Pereira de CARVALHO, Renata Laís da Silva NASCIMENTO, Géssica Raíssa Francisco FRANÇA, José JUSTINO FILHO

Resumo


Objetivo: Relatar a vivência das praticas de educação em saúde dos estudantes de enfermagem em um projeto de extensão. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, das vivências dos discentes de Enfermagem no processo de articulação das praticas de educação em saúde aos agentes comunitários das unidades básicas. Resultados: Neste ensejo, a experiência se deu com os agentes comunitários das 05 unidades básicas de saúde, zona urbana, do município de Cuité, PB, ao qual foi vivenciada através de uma capacitação sobre a diabetes, sendo esta transcorrida em momentos, onde no primeiro momento, foi explanado o significado da diabetes, as suas etiologias, fatores de risco, tipos, comorbidades secundarias, como a nefropatia, retinopatia e neuropatia diabética, logo em seguida uma dinâmica sobre a temática e sucessivamente em outro momento foram feitas perguntas sobre tudo que tinha sido discutido. Conclusão: Percebe-se que a prática de educação em saúde pode ser articulada de varias formas, como oficina, gincana, palestras, capacitação entre outros, onde o desenrolar destas ações se transcorrer de maneira dinâmica, sem uma metodologia de depósito as informações, proporciona um maior entendimento ao publico alvo.


Palavras-chave


Educação em Saúde. Atenção Primaria à saúde. Enfermagem. Comunidade. Agente Comunitário de Saúde

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.1096

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362