VACINA CONTRA PAPILOMAVÍRUS HUMANO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CERVICAL
Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.102114

Vinicius Lino de SOUZA NETO, Aíla Marôpo ARAÚJO, Cílene Nunes DANTAS, Ana Elza Oliveira de MENDONÇA, Rejane Maria Paiva de MENEZES, Ingrid Gurgel AMORIM

Resumo


O Papilomavírus Humano é capaz de produzir lesões de pele e mucosas, sendo responsável pelo desenvolvimento de neoplasia intraepitelial e câncer cervical, configurando-se como um problema de saúde pública mundialA vacina contra papilomavírus pretende reduzir a incidência de infecções pelo papilomavírus humano, principal agente no desenvolvimento de lesões precursoras do câncer cervical. Objetivou-se destacar através do conhecimento científico a relevância da vacina contra papilomavírus humano na prevenção do câncer cervical. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, processada nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE, em que foram selecionados 16 artigos, publicados entre 2006 e 2011. Os resultados revelam redução dos índices de infecção por papilomavírus humano e do desenvolvimento da neoplasia cervical em mulheres que utilizaram a vacina. Conclui-se que há necessidade de novos estudos que reforcem a vacinação, como importante medida profilática, apesar dos entraves sociais, econômicos e culturais que concernem à prevenção do câncer cervical. 


Palavras-chave


Infecções por Papilomavírus. Vacinas contra Papilomavírus Humano. Neoplasias do Colo do Útero. Prevenção de Câncer de Colo Uterino. Atenção Primária a Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.1097

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362