EDUCAÇÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM: uma revisão integrativa
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284

Luciana Dantas Farias de ANDRADE, Cesar Cavalcanti da SILVA, Édija Anália Rodrigues de LIMA, Maria Benegelania PINTO, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito SANTOS

Resumo


O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura que objetivou relacionar as atividades de educação em saúde realizadas pela enfermagem com as abordagens pedagógicas emancipatórias e não emancipatórias. A pesquisa foi realizada no período de maio a setembro de 2012. Na busca às bases de dados indexadoras MEDLINE, SciELO, LILACS, foram utilizados os descritores “ensino”, “enfermagem” e “educação em saúde”, conforme orientação do Descritores em Ciências da Saúde da Biblioteca Virtual em Saúde. De acordo com os artigos analisados pode-se constatar que os profissionais da enfermagem estão valorizando aspectos educacionais em suas atividades laborais que convergem com propostas emancipatórias e não emancipatórias. Dentre os modelos de educação em saúde, o emancipatório pode ser utilizado como estratégia profícua às atividades de planejamento e implementação de propostas educativas conforme as próprias experiências exitosas relatadas nos artigos compilados.


Palavras-chave


Ensino. Educação em Saúde. Enfermagem em Saúde Comunitária. Promoção da Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1284

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362