DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DA PLANTA PLECTRANTHUS ORNATUS CODD (BOLDO CHINÊS)
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1285

Lauana Aparecida SANTOS, Juliana da Silva MENEZES, Luciana Rosa Alves RUFINO, Nelma de Mello Silva OLIVEIRA, João Evangelista FIORINI

Resumo


RESUMO

A planta Plectranthus ornatus Codd é originária dos países do Mediterrâneo e Oriente Próximo. Na medicina popular é indicada para males do fígado e problemas da digestão. É utilizada no tratamento para o controle da gastrite, na dispepsia, azia, mal estar gástrico e ressaca. Este trabalho teve como objetivo a avaliação antimicrobiana do extrato de P. ornatus, utilizando-se 15 microrganismos padronizados. Os testes antimicrobianos foram realizados em ágar Mueller Hinton pela técnica de poços. Foram utilizados os testes de microdiluição em caldo, para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e semeadura, em placas contendo ágar Mueller Hinton para a Concentração Microbicida Mínima (CMM). Os testes de microdiluição em caldo demonstraram que o extrato nas concentrações de 20,31; 325 e 650 mg/mL inibiu o crescimento bacteriano de Bacillus cereus, Streptococcus pyogenes e Enterococcus faecalis, respectivamente. Para o fungo Saccharomyces cerevisiae os testes de microdiluição demonstraram inibição do crescimento na concentração de 1300 mg/mL. Para as demais cepas testadas o extrato não demonstra atividade. Em decorrência da crescente resistência múltipla microbiana aos antibióticos as pesquisas para o desenvolvimento de novos medicamentos que sejam economicamente viáveis e com margem de segurança efetiva têm ganhado espaço na comunidade científica.

Palavras Chave: Plectranthus ornatus. Ação antimicrobiana. Concentração inibitória mínima. Concentração microbicida mínima. Produtos naturais.


Palavras-chave


Plectranthus ornatus. Ação Antimicrobiana. Concentração Inibitória Mínima. Concentração Microbicida Mínima. Produtos naturais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1285

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362