COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DA CITOPATOLOGIA CONVENCIONAL E CITOLOGIA EM MEIO LIQUIDO NA DETECÇÃO DE LESÕES: uma revisão sistemática
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1286

Lauana Aparecida SANTOS, Alessandra dos Santos Danziger SILVÉRIO, Luisa Barbosa MESSORA

Resumo


A etiologia do câncer de colo do útero está diretamente associada à infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), sendo este de alto potencial oncogênico e causando infecções nos locais cutâneos e mucosos, levando ao aparecimento de diferentes tipos de verrugas. A infecção pelo HPV é considerada causa necessária, mas não o suficiente para o surgimento desta neoplasia. A citologia oncótica tem sido reconhecida, como importante e fundamental estratégia, pois é um método simples para o rastreamento de lesões, sendo possível o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e em especial o HPV. A citologia em meio liquido tem sido considerada, importante alternativa para o ganho de sensibilidade do exame citopatológico cérvico vaginal. Esta revisão concentra-se em comparar o desempenho da citologia em meio líquido com a citologia convencional na detecção de lesões cervicais. Destacando os problemas provenientes de coletas realizadas incorretamente, amostras mal acondicionadas e resultados falso negativos. Entretanto, a citologia em meio liquido, é uma técnica que pode minimizar estes problemas. Contudo, o seu custo elevado, estimula a busca por alternativas que torne a coleta ser viável à população.

Palavra chaves: Câncer do colo do útero. Citodiagnóstico. Esfregaço vaginal. HPV.  Neoplasias do colo do útero. Preventivo.


Palavras-chave


Câncer do colo do útero. Citodiagnóstico. Esfregaço vaginal. HPV. Neoplasias do colo do útero. Preventivo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1286

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362