COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS EGRESSOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL – ESTUDO DE CASO UNINCOR
http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.296327

Ebert Guimaraes, Íris Barbosa Goulart

Resumo


Na sociedade da informação e do conhecimento, na qual o progresso científico e tecnológico exige, cada vez mais, a atualização e a profissionalização da sociedade, são necessários maiores níveis de escolarização e competências técnicas e interpessoais. O objetivo do presente artigo é apresentar o estudo que efetuou a avaliação da competência profissional auferida aos alunos egressos do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, através da análise de um estudo de caso que leva em conta as competências previstas pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do Unincor. Os sujeitos da pesquisa foram dez alunos formados (egressos), onze professores, cinco professores do núcleo docente do Curso, o coordenador do curso, o responsável de Extensão Pedagógica e o diretor geral do Campus Betim, o responsável pelas 72 empresas parceiras / fornecedoras da FIAT Automóveis S. A. e dois gerentes da Magna Autopeças, o que totalizou 32 pessoas. As respostas desses sujeitos foram submetidas a um modelo de análise que pode ser denominado visão em 360º. A análise dos dados qualitativos referenda e permite maior compreensão dos aspectos envolvidos nas competências identificadas. É possível concluir que existe um reconhecimento em todos os grupos pesquisados quanto à eficácia do curso em seu propósito de entender as demandas e dificuldades das áreas de atuação do gestor industrial.


Palavras-chave


competências, ensino tecnológico e projeto pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362