O PAPEL DA LINGUAGEM NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE: BUSCANDO APROXIMAÇÕES COM TEORIAS SOCIAIS DO DISCURSO
http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.101118
Resumo
Aproximações entre a linguística e a educação têm sido buscadas nas últimas décadas, em particular na área da educação em ciências. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo localizar a concepção de linguagem subjacente à obra de Paulo Freire. Para tanto, focaliza-se a análise em torno de alguns conceitos centrais da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria da Análise do Discurso de escola francesa, tais como: “dialogicidade” e “diálogo”, “inacabamento”, “silêncio” e “leitura”. É discutida ainda a visão de comunicação que Freire apresenta em alguns de seus livros a partir da elaboração crítica dos teóricos do discurso sobre o processo comunicativo. Busca-se, assim, traçar as aproximações e os afastamentos existentes entre a pedagogia de Freire e as principais ideias de Bakhtin e da Análise do Discurso francesa, vislumbrando possíveis contribuições para o ensino de ciências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/132
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362