O PAPEL DA LINGUAGEM NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE: BUSCANDO APROXIMAÇÕES COM TEORIAS SOCIAIS DO DISCURSO
http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.101118

Tatiana Galieta Nascimento

Resumo


Aproximações entre a linguística e a educação têm sido buscadas nas últimas décadas, em particular na área da educação em ciências. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo localizar a concepção de linguagem subjacente à obra de Paulo Freire. Para tanto, focaliza-se a análise em torno de alguns conceitos centrais da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e da teoria da Análise do Discurso de escola francesa, tais como: “dialogicidade” e “diálogo”, “inacabamento”, “silêncio” e “leitura”. É discutida ainda a visão de comunicação que Freire apresenta em alguns de seus livros a partir da elaboração crítica dos teóricos do discurso sobre o processo comunicativo. Busca-se, assim, traçar as aproximações e os afastamentos existentes entre a pedagogia de Freire e as principais ideias de Bakhtin e da Análise do Discurso francesa, vislumbrando possíveis contribuições para o ensino de ciências.


Palavras-chave


Paulo Freire, linguagem, Bakhtin, Análise do discurso francesa, ensino de ciências

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/132

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362