EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: potencialidades e fragilidades
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336

Lílian FERRUGINI, Donizeti Leandro SOUZA, Raphael MORAIS, Cintia Loos PINTO

Resumo


O Governo brasileiro, no que tange ao sistema educacional do país, tem criado programas, como o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), para ampliar o acesso à educação superior em diversas regiões. Nesse sentido, este ensaio teórico está pautado na necessidade de analisar os aspectos da Educação a Distância (EaD) quanto as suas fragilidades e potencialidades capazes de inibir ou disseminar a oferta de cursos superiores. Como conclusões identificou-se que as principais fragilidades que a gestão da EaD deve priorizar são: o desconhecimento e a falta de preparo dos alunos para a modalidade de EaD; ineficiência do material didático; indisponibilidade de bibliotecas físicas e virtuais de qualidade. Dentre as potencialidades foram identificados a abrangência e quebra de barreiras geográficas e a inserção no meio educacional de um público com limitações de acesso para os ditames da política pública educacional.


Palavras-chave


Educação a Distância. Política Pública. Sistema UAB. Potencialidades. Fragilidades

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1336

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362