EXPERIÊNCIAS COM EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ÁREA DA SAÚDE: revisão integrativa da literatura
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1357
Resumo
Revisão integrativa da literatura para compreender a experiência de profissionais da saúde com a educação permanente (EP) como estratégia de formação de recursos humanos. Para seleção dos artigos utilizou-se as bases Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE) e Literatura latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Segundo os critérios de inclusão e exclusão oito publicações foram selecionadas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Dois temas emergiram: EP como espaço de escuta, diálogo e integração dos trabalhadores; vivenciando mudanças na prática a partir dos movimentos de EP contribuindo para a autonomia e segurança nas tomadas de decisões. Conclui-se que a decisão de utilizar da educação permanente para a formação dos trabalhadores de saúde ainda se configura em uma atitude ousada, pois é necessário romper com os modelos de gestão autoritários e os processos de cuidar centralizados no profissional de saúde e não no usuário.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1357
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362