BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: a vivência de acadêmicos de enfermagem na prática assistencial da criança hospitalizada
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1393

Camila AMTHAUER, Tamires Patricia SOUZA

Resumo


RESUMO: A hospitalização representa uma situação delicada a ser vivenciada. Para humanizar o cuidado à criança, parte dos profissionais de saúde trazer a brincadeira para o contexto hospitalar, criando condições para que a criança desenvolva sua criatividade e percepção, permitindo sua manifestação quanto aos sentimentos desencadeados por estar hospitalizada. O objetivo é descrever a experiência de uma brinquedoteca hospitalar na unidade pediátrica. Trata-se de um relato de experiência da reativação de uma brinquedoteca na unidade pediátrica de um hospital geral. Com a inserção da brinquedoteca no hospital percebe-se que as crianças mostraram-se mais tranquilas e confiantes durante a realização de procedimentos referentes ao seu tratamento. Houve maior aproximação dos profissionais de saúde com as crianças e familiares que as acompanhavam. A brinquedoteca torna o hospital um ambiente mais alegre, dinâmico e menos traumatizante para as crianças, diferente do contexto de sofrimento e dor que o hospital costuma representar.


Palavras-chave


Saúde da Criança; Criança Hospitalizada; Hospitalização; Enfermagem Pediátrica; Pediatria.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1393

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362