LIDERANÇA AUTÊNTICA E GESTÃO DO CONHECIMENTO
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1395
Resumo
A liderança tem um papel importante na criação de valor, inovação e na articulação de estratégias de implantação da gestão do conhecimento. No âmbito da liderança existe uma discussão acerca da ética e autenticidade, principalmente, após os escândalos protagonizados por altos dirigentes de algumas organizações, em especial, nos Estados Unidos. Neste contexto, o objetivo deste artigo é contextualizar a teoria da liderança autêntica, amparada nos pressupostos da autenticidade e por fortes valores éticos/morais. É uma conduta interessante para as organizações intensivas em conhecimento visto que se preocupa em criar um ambiente organizacional positivo e com foco no desempenho verdadeiro e sustentável. A ética e autenticidade nas relações podem favorecer a criação e compartilhamento do conhecimento. Existem muitas possibilidades para estudos futuros (empíricos) que analisem a liderança autêntica e o seu desenvolvimento no ambiente social e organizacional.
Palavras-chave
liderança; liderança autêntica; autenticidade; conhecimento; gestão do conhecimento
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362