INTEROPERABILIDADE MÓVEL: a internet das coisas
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1406

Wander de Moraes PAES

Resumo


A Internet das Coisas relaciona assuntos à comunicação e da troca das informações dos sistemas no ambiente pervasivo por meio da tecnologia móvel, representando a dinâmica que envolve a colaboração a integração no ambiente distribuído do meio digital utilizada pelas soluções sistêmicas nos diversos setores da economia e consequentemente pela so­ciedade de forma cada vez mais intensa.  O que caracteriza o aspecto hibrido, multidiscipli­nar e interdisciplinar no processo de inovação tecnológica. De modo que a tecnologia sem fio afirma-se como nova tendência de uso dessas soluções devido à popularização dos dispositivos eletrônicos (celular, Tablets, Smartphone, eletroeletrônicos domésticos inteligentes, e da interoperabilidade proporcionada pela Internet)  e principalmente pelo papel da sociedade numa caracterização Cíbrida[1] como parte integrante no processo dinâmico de colaboração das informações. A Internet e a tecnologia móvel, sob a perspectiva da colaboração das informações como uma plataforma para inovação, influenciam diretamente a concepção das soluções no mercado. Esse novo mapa dos serviços descentralizados no Ciberespaço representa também a introdução das mídias móveis e seu reflexo com impacto significativo nas relações humanas e nas soluções sistêmicos comerciais enquadrados no fenômeno da Economia Criativa. Portanto, os assuntos desse artigo representa a ideia da interoperabilidade dos dispositivos móveis sob o contexto dos fenômenos contemporâneos da mobilidade, do Ciberespaço, dos aspectos tecnológicos das redes sem fio, e da arquitetura de sistemas móveis. O que traduz numa apresentação abrangente das relações tecnológicas sobre a influência da mobilidade na sociedade. Sobretudo, enquadra a ideia da Interoperabilidade de uma maneira abrangente, e consequentemente revela o meio digital móvel como parte integrante de uma mesma inovação tecnológica para a colaboração das informações e integração no meio digital.

Palavras Chave: Computação Pervasiva/Ubiqua, Mobilidade,  Internet das Coisas, Inovação Tecnológica, Interoperabilidade..


[1] O termo Cíbrido, com base no desenvolvimento dos dispositivos, como a criação de novas realidades são metamorfizadas pelas tecnologias que permitem ao corpo, ampliar, conectar, plugar, reprojetar, remodelar, manipular, imergir, simular, digitalizar, transformando-se o corpo numa hibridação do biológico com o digital (biocibernético). Uma visão do mundo ampliada, reformulada e integrada pelas experiências do corpo em simbiose com as tecnologias (SANTAELLA, 2003).


Palavras-chave


Pervasive/Ubiquitous Computing ,Mobile, Information Architecture, Interoperability.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1406

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362