A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1414

Evaldo Luiz CAMPOREZI, Ana Paula KUHN

Resumo


Sabemos que é na família que o indivíduo encontra refúgio, abrigo e cria laços afetivos importantíssimos para o seu bom desenvolvimento físico e psicológico. Sabemos também que a configuração da família hoje não é a mesma de algum tempo atrás e, por diversos fatores, vem sofrendo modificações constantes com o passar dos tempos. Consideramos a interação entre a família e a escola é fundamental para o aprendizado do aluno. Ambas auxiliam uma a outra neste processo, de forma que a família e a escola estão cada vez mais próximas, sendo auxiliadas pela Gestão Democrática, o que possibilita uma participação mais efetiva da sociedade nos assuntos escolares. Nesta pesquisa, nós constatamos que a família é importantíssima no processo ensino/aprendizagem, de forma que acompanha as crianças de varias maneiras, tais como, diálogos para entender as dificuldades a serem enfrentadas pelas crianças, conselhos sobre diversos assuntos, ajuda no dever de casa e participação nas reuniões escolares. Constatamos também que há casos em que os familiares não podem comparecer nas reuniões escolares devido à extensa carga horária de trabalho, mas que estão presentes de outras formas, como por exemplo, entrando em contato com professor e escola em horários alternativos para obterem informações de como anda a aprendizagem das crianças. Por fim, consideramos que a família seja fundamental nesse processo e que seu acompanhamento acontece de inúmeras formas, todas com seu valor e importância.


Palavras-chave


Família, Escola, Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1414

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362