EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS OFICINAS TERAPÊUTICAS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE MENTAL
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438

Divanda Cruz ROCHA, Fabiana Paulino ALVES, Daiane de QUEIROZ, Elisângela Braga de AZEVEDO, Alessandra Carvalho LIMA

Resumo


RESUMO:

A importância do estágio prático não se resume à integração do aluno ao mercado de trabalho ou ao aprimoramento de suas habilidades no âmbito profissional, trata-se também de um aspecto relevante na formação da pessoa. Objetivou-se neste relato descrever a experiência por uma docente e discentes da graduação do Curso de enfermagem no estágio supervisionado IV em saúde mental da Universidade Estadual da Paraíba, nas atividades de educação em saúde nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial II, no município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A população alvo foram os usuários atendidos neste serviço, no turno da manhã. Foi realizado no período de fevereiro a junho de 2012, com um total de 24 discentes. O estágio Supervisionado em Saúde Mental possibilitou aos discentes uma oportunidade de desenvolverem atividades direcionadas para assistência dos usuários com sofrimento psíquico, buscando qualificação e humanização em seu atendimento, sob um novo enfoque de sistematização da assistência de enfermagem na prática, e com uma postura ética direcionada a estes clientes. Na avaliação final de cada subgrupo de estágio, eles expressaram que a Saúde mental deve ser trabalhada de forma dinâmica, com estratégias inovadoras e motivadoras, e que todos devem fazer parte da construção deste novo conhecimento. É importante destacar, que no “ensino/ aprendizagem devem-se criar espaços para os processos reflexivos e para a construção da autonomia responsável pelo discente”.

PALAVRAS-CHAVES: Saúde mental, Educação em saúde, Assistência de enfermagem.  Metodologia de ensino. Estágio supervisionado.

 


Palavras-chave


Saúde mental; Educação em saúde; Assistência de enfermagem; Metodologia de ensino; Estágio supervisionado.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1438

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362