RELAÇÃO ENTRE SÍNDROME DE BURNOUT, ANSIEDADE E QUALIDADE DE VIDA ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1471

Gustavo Magalhães VIANA, Thiago Gonçalves SILVA, Camillo Tupinambá OLIVEIRA, Matheus Felipe Rodrigues CASTRO, Danilo Lima CARREIRO, Laura Tatiany Mineiro COUTINHO, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima MARTINS, Wagner Luiz Mineiro COUTINHO

Resumo


Este estudo teve por objetivo determinar a prevalência da Síndrome de Burnout e dimensões (exaustão emocional, descrença, eficácia profissional) e avaliar sua relação com transtorno de ansiedade e com percepção do nível de qualidade de vida entre estudantes de Ciências da Saúde. Caracteriza-se como estudo transversal analítico, tendo sido utilizados para coleta de dados: Maslach Burnout Inventory Student Survey, Inventário de Ansiedade Traço-Estado, WHOQOL-Bref, Critério de Classificação Econômica Brasil e Questionário demográfico-socioeconômico, condições de saúde e discentes. Identificaram-se prevalências da Síndrome de Burnout em 65,1% dos estudantes (n=229); alto nível de exaustão emocional em 35,2% (n=124); alto nível de descrença em 35,8% (n=126) e baixo nível eficácia profissional em 30,4% (n=107). Registrou-se maior chance de desenvolver Síndrome de Burnout entre estudantes sem filhos, com altos índices de ansiedade-traço e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio físico. Maiores chances de desenvolver exaustão emocional foram evidentes entre aqueles com altos índices de ansiedade-estado e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio psicológico. Maior chance de desenvolver a dimensão eficácia profissional entre aqueles com altos índices de ansiedade-estado e com baixa percepção do nível de qualidade de vida no domínio social. Constatou-se relação entre SB e suas dimensões com transtorno de ansiedade e com percepção do nível de qualidade de vida, evidenciando a necessidade de se adotar medidas de enfrentamento da síndrome para possível redução do transtorno de ansiedade e promoção do nível de qualidade de vida entre estudantes de Ciências da Saúde.


Palavras-chave


Esgotamento Profissional. Ansiedade. Qualidade de vida. Estudantes de Ciências da Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1471

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362