A VISÃO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO SOBRE SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1490
Resumo
O estudo de números e conjuntos numéricos está explicita ou implicitamente inserido em todos os anos da educação básica. Entretanto é necessário investigar como e onde é produzido o conhecimento do professor de matemática em relação aos números. Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado com licenciandos e professores em exercício. A pesquisa busca comparar a formação inicial de estudantes em início e fim de curso, em dinâmicas curriculares distintas, com a formação inicial e continuada de professores em exercício em relação ao tópico específico de números e operações. Assim, apresentam-se os impactos da formação inicial na pratica do professor, em relação aos conhecimentos da história da matemática na construção dos conjuntos dos números naturais e inteiros. Os professores em formação conseguem estabelecer conexões entre algumas disciplinas da licenciatura, principalmente álgebra e história da matemática, com os conteúdos a serem ensinados na educação básica. Constata-se que projetos de formação complementar como o PIBID contribuem significativamente para formação prática e pedagógica, enquanto a formação do professor em exercício se revela frágil em relação ao assunto e seus conhecimentos são apenas reproduções do que é tratado nos livros didáticos utilizados por eles. Portanto, os professores se preocupam com a utilização de métodos sem um entendimento para sua utilização, assim a história dos números e sua construção podem contribuir para a compreensão dos conceitos, e consequentemente para um melhor processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
formação de professores; história da matemática; conjuntos numéricos.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1490
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362