ANÁLISE DA SOROPREVALÊNCIA DA DOENÇA DE CHAGAS EM UMA CIDADE DO NORTE DE MINAS GERAIS DURANTE O PERÍODO DE 2012 A 2014
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1601

Rafael Gomes de Almeida BRASIL, Patrick Leonardo Nogueira da SILVA, José Ronivon FONSECA, Ana Paula Ferreira MACIEL, Renata Patrícia Fonseca GONÇALVES, Simone Guimarães Teixeira SOUTO, Patrícia Alves PAIVA

Resumo


Objetivo: analisar a soroprevalência dos pacientes com a Doença de Chagas em uma cidade do norte de Minas Gerais durante o período de 2012-2014. Método: trata-se de um estudo exploratório-descritivo, documental, com abordagem quantitativa, realizado por meio de uma investigação retrospectiva dos casos confirmados da Doença de Chagas durante o período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014. A amostra deste estudo compreendeu 129 pacientes cadastrados no Banco de Dados. A coleta dos dados foi realizada por meio de um formulário semiestruturado e ocorreu durante o mês de maio de 2014. Resultados: durante o ano de 2012, os meses de agosto e outubro apresentaram maior demanda na realização do exame diagnóstico para a Doença de Chagas. Em 2013, a maior demanda foi em fevereiro seguido do mês de novembro. No ano de 2014, a demanda considerada foi apenas no mês de janeiro. Em todos os anos analisados, prevaleceu o sexo feminino. Em relação ao resultado do exame laboratorial no período abordado, 34,1% foram diagnosticados como positivos com prevalência na população feminina. Conclusão: portanto, a prevalência desta doença vem aumento progressivamente de forma a atingir, principalmente, a população feminina. Sendo assim, sugere-se a implementação de novas estratégias que contribua na diminuição destes índices de forma a investir no aumento da promoção da saúde dentro da população de risco para a contração da doença.


Palavras-chave


Doença de Chagas. Ensaio de Imunoadsorção Enzimática. Técnicas de Laboratório Clínico. Estudos soroepidemiológicos. Epidemiologia Descritiva.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1601

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362