A MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE CUIDADOS CRÍTICOS PARA A ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1610
Resumo
OBJETIVO: Relatar a experiência dos monitores da disciplina de Cuidados Críticos do curso Bacharelado em Enfermagem no desempenho de suas atividades acadêmicas, no período compreendido entre os meses de maio de 2013 a abril de 2014. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência apresentando as vivências dos monitores da disciplina de Cuidados Críticos da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cuité, no período referente ao semestre 2013.1 e 2013.2. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a vigência da monitoria foram realizadas atividades no laboratório da disciplina, bem como na sala de monitoria, que tinha por finalidade esclarecer possíveis dúvidas dos discentes sobre os assuntos abordados em sala de aula pelo professor. Ao decorrer dos períodos em que ocorreu a monitoria 68 alunos foram beneficiados, 30 alunos no período 2013.1 com aprovação de 27 alunos e 38 alunos no período 2013.2, destes todos foram aprovados. A relevância da monitoria acadêmica no ensino superior vai além da aquisição de um título curricular, além de fomentar um ganho intelectual no aspecto pessoal do monitor, ela contribui substancialmente para o conhecimento dos alunos monitorados e, especialmente, na relação entre professor orientador e aluno monitor, onde favorece a troca de conhecimentos. CONCLUSÃO: A monitoria ao longo dos dois períodos contribuiu para versar a capacidade dos monitores para a concentração, argumentação e domínio sobre o grupo. Ressalta-se também a importância da elaboração dos estudos e pesquisas realizadas, e das trocas de conhecimentos que contribuiu para o engrandecimento intelectual e social dos monitores, revelando assim novas perspectivas profissional.
Palavras-chave
Enfermagem; Ensino; Aprendizagem; Estudantes de Enfermagem; Cuidados Críticos.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1610
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362