EXAME PREVENTIVO DO COLO DO ÚTERO: PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA PROMOVER A ADESÃO DE USUSÁRIAS EM UMA ESF NO SUL DE MINAS
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1620

João Henrique de Morais RIBEIRO, Ana Paula Alonso REIS, Marina Pereira CORTEZ, Aline Neves de OLIVEIRA, Carla Lúcia Goulart Constant ALCOFORADO, Flávia de OLIVEIRA

Resumo


O câncer de colo de útero é a patologia maligna que mais acomete as mulheres. Nesse contexto, torna-se relevante à implementação de atividades educativas na Estratégia Saúde da Família, com finalidade preventiva e mobilizadora, com mulheres na faixa etária preconizada para realização do exame, buscando a interação entre as mesmas e possibilitando uma mudança no estilo de pensar em saúde. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, que utilizou dados secundários para a coleta de dados. Os resultados do diagnóstico situacional e do planejamento estratégico apontam que os problemas da unidade de ESF em estudo estão relacionados à baixa adesão de mulheres na realização da coleta do exame preventivo. Sendo assim, foi proposto um plano de ação educativa ancorado na Pedagogia Libertadora, com a finalidade de ampliar a adesão ao exame preventivo, melhorar o acolhimento e vínculo com as usuárias, bem como fortalecer ações de prevenção e promoção da saúde. O plano de ação educativa propõe atividades lúdicas, roda de conversa, sessão de filmes entre outras ações. Espera-se que com a execução desse plano, as mulheres possam se transformar em cidadãs mais informadas, cientes da necessidade de participar de ações na unidade e também dos riscos da não adesão.


Palavras-chave


Câncer de colo do útero; educação em saúde; Estratégia Saúde da Família; Enfermagem; Promoção da Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1620

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362