QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1809

Ivone Trevisan CAYE, Leandra ULBRICHT, Eduardo Borba NEVES

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida no trabalho dos professores de português e matemática de uma cidade da área metropolitana de Curitiba-PR. Foi realizada uma pesquisa exploratória com 55 professores que responderam um questionário sócio demográfico e ocupacional e o questionário sobre qualidade de vida WHOQOL-bref, desenvolvido pela OMS. As variáveis numéricas foram apresentadas por meio da estatística descritiva com medidas de posição (média) e dispersão (desvio padrão). A pesquisa revelou que a maioria dos professores (76%), classificou positivamente a sua qualidade de vida. Contudo, na análise por domínios, enquanto o social configurou a melhor média com 73,31 pontos, o meio ambiente foi o que mais impactou negativamente na qualidade de vida dos professores com apenas 57,31 pontos.

Palavras-chave


Qualidade de vida, Professores, Trabalho

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1809

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362