AVALIAÇÃO DOS SINTOMAS E DA QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES NO CLIMATÉRIO
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1837

Anelise Silva RIBEIRO, Ana Karoliny Acerbi SOARES, Vanessa Martins de Souza SIQUEIRA, Walnéia Aparecida de SOUZA, Márcia Helena Miranda Cardoso PODESTÁ, Eric Batista FERREIRA

Resumo


Objetivo.  Avaliar os sintomas do climatério e a influência destes sobre a qualidade de vida das mulheres a fim de que se possa direcionar-lhes uma assistência mais adequada e possibilitar a implantação de políticas de saúde que lhes confiram melhor qualidade de vida. 

Métodos.  Estudo descritivo, exploratório e comparativo realizado com 80 mulheres com idade entre 40 a 65 anos percentes às Unidades de Saúde do Município de Alfenas. Estas responderam o instrumento de Saúde da Mulher e foram avaliadas de acordo com o índice de Kupperman e Blatt .

Resultados.  As mulheres apresentam em sua maioria sintomas leves. Não houve diferença no grau dos sintomas e na qualidade de vida de saúde da mulher nos estágios de perimenopausa e na pós–menopausa. Verificou-se que o índice de Kupperman e Blatt apresentou uma relacão com a qualidade de vida, sendo que quanto maior o índice de Kupperman e Blatt pior a qualidade de vida.

Conclusões.  Neste estudo, a maioria das mulheres no climatério apresentaram sintomas leves e a qualidade de vida mostrou-se  influencida pelos sintomas identificados.  A presença dos sintomas leva as mulheres a procurar  por  unidades de saúde. Faz-se necessário que estas unidades estejam preparadas  para um atendimento humazido e holístico a fim de que as mulheres sejam atendidas de forma integral e tenham suas necessidades sanadas, proporcionando, assim, uma melhora na qualidade de vida.


Palavras-chave


climatério; qualidade de vida; menopausa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1837

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362