ANÁLISE DE MODELOS E PRÁTICAS DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DE VALOR AGREGADO: O CASO DE GESTÃO DE PROJETOS DE OBRAS CIVIS PÚBLICAS NO BRASIL
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1844

Joaquim TEIXEIRA NETTO, Osvaldo Luiz Gonçalves QUELHAS

Resumo


O controle de desempenho através de indicadores é um instrumento de gestão de grande importância para as empresas. O indicador de valor agregado tem sido utilizado como ferramenta de gestão em diversos tipos de projetos.O presente artigo tem como objetivo comparar a prática do mercado com a teoria de EVM – Earned Value Management (gerenciamento de valor agregado) na gestão de projetos de obras civis públicas no Brasil. O objetivo do artigo é de confrontar a fundamentação teórica do indicador de valor agregado com a prática do mercado.A pesquisa realizada caracterizou-se como aplicada ou tecnológica, foram realizadas revisão de literatura e pesquisa de campo em 03 obras de projetos de obras civis públicas. Nessas obras, foi utilizado o indicador de valor agregado para monitorar o desempenho. A comparação entre a prática do mercado e a teoria de valor agregado foi realizada e foram encontradas diferenças nos processos de obtenção do valor agregado. Foram encontradas diferenças, primordialmente, nos processos de aplicação do EVM. A conclusão final aponta a deficiência nas empresas de maturidade na gestão de projetos.
Palavras-chave: gestão de resultados na construção civil pública;indicador de valor agregado; EVM; maturidade em gestão de projetos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1844

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362