A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ESTUDO DE CASO
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846

Irlan da Silva FERREIRA, Dalila Regina Mota de MELO, Francisco Pereira da SILVA JÚNIOR, Israel Vieira ROCHA, Francineide Pereira SILVA

Resumo


O Estágio Supervisionado é a ocasião essencial para que o aluno de licenciatura possa fazer a conexão entre teoria e a prática. Deste modo, objetivou-se com este trabalho descrever e analisar a experiência do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II, do curso de licenciatura Plena em Ciências Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Catolé do Rocha- PB, no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. As etapas do estágio se configuraram em observação e intervenção, ou seja, vivenciando a prática pedagógica. Assim sendo, o Estágio Supervisionado é um instrumento de obtenção de um mundo novo, num ponto de vista crítico e esclarecedor. Vivenciando experiências inovadoras, trazendo a realidade da prática e do cotidiano escolar. Por sua vez, sendo este o eixo articulador entre teoria e prática, como uma unidade indissociável entre ensino e pesquisa. Portanto, para uma melhor formação acadêmica é necessário ter o contato direto com a escola e a sala de aula, de maneira que a prática do estágio observe simultaneamente os processos de cada área do ensino.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1846

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362