OS EFEITOS DAS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO ALVEOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1887

Tereza Cristina dos Reis FERREIRA, Ediane da Silva Palmerim OLIVEIRA, Layse Caroline Felix Silva e SILVA, Maria Isabel Galletti dos SANTOS

Resumo


O recrutamento alveolar é indicado em pacientes com hipoxemia de moderada a grave. Apresentar uma revisão sistemática sobre os efeitos das manobras de recrutamento alveolar, utilização em relação ao aprimoramento da troca gasosa, da mecânica respiratória e da redução das complicações pulmonares e assim contribuir a cerca da literatura. Revisão sistemática, retrospectiva e descritiva. Disponível nas bases de dados LILACS e SCIELO, entre os anos de 2005 e 2012, em língua brasileira. Foram encontrados 11 artigos na literatura de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Pode-se concluir com esta revisão sistemática que a manobra de recrutamento alveolar se mostrou eficaz na maioria dos estudos encontrados trazendo vários benefícios no pós e pré-operatórios, porém não resulta em benefícios duradouros nas trocas gasosas, necessitando ser realizada mais vezes, além de ser uma estratégia viável para prevenir complicações pulmonares.

 

Palavras-chave: Fisioterapia. Modalidade de Fisioterapia. Recrutamento Alveolar. Fisioterapia hospitalar. Respiração com pressão positiva.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1887

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362