ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS QUANTO AOS SERVIÇOS PRESTADOS NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DA CIDADE DE POMPÉU/MG
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2010.81.0718

Adriano Teles Fonseca, Washington Moreira Cavalcanti, Sérgio Ricardo Magalhães

Resumo


Este estudo pretendeu mostrar, através do método de pesquisa de campo, as percepções dos usuários de uma cooperativa de crédito, identificada COMÉRCIOCRED (nome fictício), quanto ao atendimento prestado ao público. As cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob a forma de sociedade cooperativa, tendo por objeto a prestação de serviços financeiros aos associados, como concessão de crédito, captação de depósitos a vista e a prazo, cheques, prestação de serviços de cobrança, de custódia, de recebimentos e pagamentos por conta de terceiros sob convênio com instituições financeiras públicas e privadas e de correspondente no país, além de outras operações específicas e atribuições estabelecidas na legislação em vigor. Após final do estudo, foi possível concluir que as cooperativas de crédito mantem estruturas muito parecidas com as estrutura de bancos comerciais de varejo, porém com o diferencial da forma de cooperativa, principalmente pela ênfase em linhas de crédito com juros baixos, o que tem levado este setor a crescer substancialmente. No caso da COMÉRCIOCRED, verificou-se um alto percentual de satisfação de seus associados, usuários e clientes em relação ao atendimento, serviços e crédito.


Palavras-chave


Pesquisa de mercado, satisfação do cliente, cooperativa de crédito.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v8i1.19

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362