Ensino superior, realidade socioeconômica e cultural dos graduandos: um estudo de caso na UFVJM
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.255264

José Henrique Rodrigues da ROCHA, Paulo César de Resende ANDRADE

Resumo


O conhecimento e a valorização do aluno são essenciais na aplicação das políticas educacionais dentro da universidade. Este trabalho teve como objetivo conhecer a realidade socioeconômica e cultural dos estudantes de graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, do Campus de Diamantina. O instrumental técnico-operativo utilizado foi um questionário, composto por 62 questões, relacionadas a inúmeros fatores necessários ao delineamento e a caracterização do perfil dos estudantes. Apoiados neste perfil, a universidade pode trabalhar de maneira mais eficaz as mais urgentes necessidades dos estudantes, inclusive fundamentar a definição de políticas sociais para os mesmos. Um acompanhamento periódico do perfil do discente vem a ser útil como auxílio aos responsáveis pelas metas e tomadas de decisões em relação ao aluno, à permanência na universidade e à qualidade da formação do mesmo.


Palavras-chave


Superior. Graduação. Políticas educacionais. Perfil socioeconômico. Assistência estudantil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/205

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362