PERFIL NUTRICIONAL EM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS NO MUNICÍPIO DE SERRO, MINAS GERAIS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2273

Aline M VARGAS, Ana C ABREU, Bruno L MACHADO, Ellen CA RODRIGUES, Natália N NEVES, Mariela Dutra Gontijo de MOURA, Frederico V MONKEN, Soraya MC GROSSMANN

Resumo


Objetivo: O trabalho analisa o perfil nutricional de crianças entre 2 e 5 anos, caracterizando dados antropométricos peso e idade. 

Métodos: Foi estudada uma amostra de 722 crianças, de ambos os sexos, pertencentes à famílias cadastradas no Programa de Saúde da Família, Brasil. Os percentis de peso por idade foram calculados e categorizados em grupos, de acordo com a classificação do SISVAN. 

Resultados: A prevalência de crianças nutridas foi de 86,14%, no entanto, a desnutrição foi de10,66%, valor muito elevado quando comparado ao do Brasil de 2,12%. Provavelmente, esse resultado é devido ao fato da cidade estar localizada numa das regiões mais pobres do Brasil. Além disso, o estudo mostrou um índice local de sobrepeso de crianças de 5 anos mais alto quando comparado às demais idades. 

Conclusão: Portanto, essas crianças desnutridas e com sobrepeso merecem maior atenção por parte das autoridades locais, através de políticas públicas e programas de promoção da saúde com foco diferenciado, visando índices mais positivos ou, no mínimo, similares ao restante do Brasil. 



Palavras-chave


Antropometria, Estado Nutricional, Desnutrição Proteico-Calórica, Pré-escolar, Prevalência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2273

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362