A ENFERMAGEM E A EVOLUÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS/MG: uma análise histórico-descritiva (1994-2008)
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2294

Patrick Leonardo Nogueira da SILVA, Mariana de OLIVEIRA, Ana Augusta Maciel de SOUZA, Rogério Gonçalves da ROCHA, Tadeu Nunes FERREIRA

Resumo


Objetivo: analisar historicamente a evolução da implantação do Programa Saúde da Família como projeto estruturante e organizativo da atenção básica em Montes Claros/MG. Método: estudo histórico-descritivo, a partir de consulta nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros (CEPEn-SMS-Moc) para a coleta dos títulos de periódicos de enfermagem e manuais da área de saúde pública do Ministério da Saúde, sendo as fontes provenientes de bibliotecas físicas e em bases digitais. Resultados: a busca resultou em 11 documentos publicados entre 1990 e 2009, sendo o primeiro trabalho de campo publicado em 2003. Considerações finais: no Brasil os sistemas de saúde eram orientados para a atenção especializada, reforçando-se o modelo hospitalocêntrico assistencialista. Este cenário vem sendo progressivamente modificado desde a introdução do Programa de Saúde da Família como estratégia de reorganização da atenção básica.


Palavras-chave


Artigo Histórico. Registros Eletrônicos de Saúde. Programa Saúde da Família.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i2.2294

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362