USO DE PSICOESTIMULANTES POR ACADÊMICOS DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1. 2391

Viviane Iunes SILVEIRA, Rafael Jose Ferri OLIVEIRA, Matheus Robin CAIXETA, Bruno Barros de Padua ANDRADE, Rafaella Granieri Liberato COSTA, Gérsika Bitencourt SANTOS

Resumo


Este estudo trata do uso de psicoestimulantes entre acadêmicos de Medicina de uma Universidade do sul de Minas Gerais. Parte-se do pressuposto de que atualmente, devido a grande carga horária e ao acúmulo usual de matérias, os estudantes recorrem ao uso de psicoestimulantes para enfrentarem longas jornadas de estudo.

O objetivo deste estudo foi verificar a frequência do uso de psicoestimulantes em acadêmicos do curso de Medicina de uma Universidade do sul de Minas Gerais. A Metodologia baseou-se na aplicação de questionários em uma amostra de cento e vinte alunos, considerando-se os seis primeiros períodos do curso de Medicina.Os resultados mostraram que a maior parte dos alunos faz uso destas substâncias e considera seu uso efetivo. Na grande maioria das vezes os psicoestimulantes não apresentam indicação médica. Além disso, o estudo apontou prevalência de usuários do sexo feminino.


Palavras-chave


Estudantes de Medicina. Substâncias para Melhoria do Desempenho. Taurina. Prescrições de medicamentos. Efetividade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i2.2391

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362