METODOLOGIA ATIVA: a importância da pesquisa na formação de professores
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2422
Resumo
Cada vez mais, as instituições de ensino precisam se preocupar com o perfil do egresso dos seus bancos, em razão do compromisso social e político que possuem com a comunidade. O tipo de metodologia utilizada no processo de ensino-aprendizagem é considerado fundamental na formação do discente e, nesse sentido, a metodologia ativa pode ser um dos modos de encaminhar a formação profissional. Como a metodologia ativa estimula o aluno a problematizar, refletir, escolher, criar, intervir e transformar, uma das maneiras de desenvolver o trabalho pedagógico é organizar o ensino-aprendizagem a partir da pesquisa. Neste artigo, é discutida a experiência que está em vigor no curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais, o qual estruturou seu projeto político pedagógico a partir da investigação. Os dados apontam que a metodologia ativa personificada na formação pela pesquisa supera a cisão da realidade, ao considerar situações reais do contexto educacional do discente e do grupo social em que a escola está inserida. Desse modo, são desenvolvidas habilidades como autonomia, criatividade, responsabilidade e iniciativa, além das competências que preveem o conhecimento específico da área pedagógica, como visão holística dos problemas, trabalho ético e em grupo, de forma inter e transdisciplinar, buscando o crescimento regional.
Palavras-chave
Pedagogia. Formação de professores. Metodologia ativa. Pesquisa-ação. Projeto de pesquisa.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2422
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362