A ANÁLISE DOCUMENTAL NA AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2441
Resumo
A documentação contribui para o melhor planejamento, execução e avaliação de processos educativos na área da saúde. Objetivo: discutir os limites e possibilidades da utilização da técnica de análise documental para o registro sistemático das atividades educativas em saúde. Método: ensaio reflexivo sobre o emprego da análise documental na avaliação da capacitação do Projeto ‘Nossas Crianças: Janelas de Oportunidades’ e com potencial para a sistematização dos registros de processos educativos em saúde em diferentes cenários. Resultados: identificação de recursos, instrumentos e abordagens constitutivos do processo ensino-aprendizagem para a documentação de ações educativas realizadas por profissionais de saúde baseados nos objetivos, conteúdos, recursos físicos, recursos humanos, recursos materiais, estratégias de ensino, periodicidade e carga horária dos encontros, e tipo de avaliação. Conclusões: evidenciou-se a relevância da análise documental na seleção, organização e avaliação dos registros relacionados a práticas educativas que podem contribuir para a qualidade da formação de recursos humanos e da assistência nos serviços de saúde.
Palavras-chave
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362