A EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA POR PROFISSIONAIS DA SAUDE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2450

Priscila da Silveira JÁCOME, Janieiry Lima de ARAÚJO, Andrezza Karine Araújo de Medeiros PEREIRA, Renata Borges de VASCONCELOS, Ellany Gurgel Cosme do NASCIMENTO

Resumo


Estudo qualitativo, descritivo e exploratório que objetivou compreender as concepções teóricas e práticas de educação em saúde dos profissionais da Estratégia Saúde da Família do município de Tenente Ananias/RN. Foram 08 entrevistados. A interpretação das informações através da Análise de Conteúdo resultou em 06 categorias de análise. As concepções e práticas da educação em saúde estão atreladas a pedagogia tradicional. As ações educativas são meramente informativas. Reproduzem a noção moralista e autoritária das noções de prevenção. O cuidado de saúde das equipes não está comprometido com a efetivação da integralidade. A educação em saúde deve ser instrumento capaz de contribuir para a mudança do modelo de saúde assistencial e hegemônico existente. As concepções sobre Educação e Saúde precisam ser repensadas para que as práticas educativas promovam o trabalho coletivo em saúde compatível com a resolução das necessidades apresentadas pela população.


Palavras-chave


Saúde da Família. Educação em Saúde. Cuidado Integral.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2450

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362