INOVAÇÃO E O MODELO TRIPLE HELIX: O CASO VALES DA UVA GOETHE
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2453

Vanessa ESTEVAM, Adriana Carvalho Pinto VIEIRA, Julio Cesar ZILLI, kelly Lissandra BRUCH

Resumo


O artigo tem por objetivo identificar a percepção de inovação pelos empresários vitivinícolas dos Vales da Uva Goethe, a partir do modelo da Triple Helix e do Manual e Oslo. A pesquisa se caracteriza como descritiva, aplicada, bibliográfica e um estudo multicaso. Foi realizada entrevista em profundidade, com o apoio de um roteiro semiestruturado, aplicado em quatro empresários do setor da vitivinicultura na região delimitada pela Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe. O roteiro de entrevista foi alinhado às dimensões da inovação propostas pelo Manual de Oslo e na literatura. Os resultados iniciais indicam que a partir das dimensões analisadas, principalmente decorrentes das tendências de mercado, indica que os vitivinicultores realizam as inovações para garantir a competitividade de sua empresa. Ainda há a existência de projetos vinculados à inovação baseados na integração de Governo-Empresa-Universidade conforme defendido na teoria Triple Helix, com apoio da EMBRAPA Uva e Vinho.


Palavras-chave


Triple Helix. Inovação. Vales da Uva Goethe.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2453

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362