FORMAÇÃO DOCENTE E PLANEJAMENTO DE SALA DE AULA
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472

Sérgio Ricardo Silva MAGALHÃES, Natalia Luisa COPPOLA

Resumo


O presente artigo trata da formação docente e do planejamento. O artigo tem como problema de pesquisa: qual o papel do planejamento na formação do professor, para otimizar o processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula? O objetivo geral é estudar sobre os significados e as formas de estruturação do planejamento docente. Como objetivos específicos: estudar sobre a formação docente e, compreender como se organiza o planejamento de sala de aula. No presente estudo foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica, através de três etapas de trabalho: levantamento bibliográfico, fichamento e construção do referencial teórico. Os resultados da pesquisa apontam que a formação docente é um processo contínuo, que acontece na própria prática cotidiana do professor e na participação em diversos eventos e cursos. A abordagem da formação interativo-reflexiva pressupõe o conceito de reflexão na ação e sobre a ação do fazer docente na sala de aula, que pode ser trabalhado através do planejamento. Para a concretização do planejamento de sala de aula é importante que o professor estabeleça um marco operativo, um diagnóstico e uma programação das ações a serem realizadas, que envolve objetivos, estratégias, normas e atividades permanentes.

Palavras-chave: Formação docente. Planejamento. Sala de aula.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2472

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362