ESTADO NUTRICIONAL E PERCEPÇÃO CORPORAL ENTRE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA, PR
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2490

Aline Carla Chagas do AMARAL, Beatriz Valle GALEGO, Daiana NOVELLO

Resumo


O objetivo do presente estudo foi avaliar o estado nutricional e a percepção corporal de adolescentes de uma escola municipal do município de Guarapuava, PR. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Guarapuava, PR, participaram 39 adolescentes, de ambos os gêneros, com idade entre 10 e 16 anos. Foram aferidos peso e altura para avaliação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e, posteriormente foi aplicado o questionário Body Shape Questionnaire (BSQ) para verificação da percepção corporal. Para avaliar a satisfação corporal dos alunos foi utilizado o Silhouette Matching Task (SMT). Os resultados mostraram que 79,5% dos adolescentes estavam eutróficos, 5,1% obesos e 15,4%em sobrepeso. Em geral, os indivíduos tiveram uma percepção positiva de sua imagem corporal, entretanto verificou-se uma prevalência de IMC com sobrepeso/obesidade, nos indivíduos com imagem corporal moderada/grave distorção e com risco de transtornos alimentares. Também, observou-se que a prevalência de imagem corporal moderada/grave distorção foi maior em adolescentes de 13 a 16 anos e com risco de transtornos alimentares. O presente estudo indicou que a maioria dos adolescentes dessa escola estava satisfeita com sua imagem corporal, apresentando eutrofia, demonstrando uma imagem positiva do próprio corpo. Porém, é necessária atenção nutricional àqueles com estado nutricional inadequado ou em risco de transtorno alimentar.


Palavras-chave


Avaliação nutricional. Adolescentes. Imagem corporal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2490

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362