QUALIDADE NA APRECIAÇÃO MUSICAL: escuta ativa direcionada
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577

Alexandre Luís Sampaio de FREITAS, Ivan Costa OLIVEIRA, Cloércio Augusto BARRA, Ana Paula Guimarães OLIVEIRA

Resumo


Este trabalho relata as experiências e identificação de materiais pedagógicos, ferramentas, elementos musicais, procedimentos, dinâmicas e informações que viabilizem uma Escuta Ativa Direcionada de nível Moral e posteriormente, através do processo de ensino-aprendizagem, estimule e oriente os alunos a realizarem esta prática sozinhos, independente do gênero musical, objetivando assim a pluralidade cultural. Através de repertório selecionado por pesquisa em sala de aula e critérios didáticos foram realizados situações e procedimentos através de vivências musicais que ativassem nos alunos a paixão pela música, assim ocasionando a apreciação e musicalização com qualidade. O presente artigo relata a importância da escuta ativa para alunos que tenham aulas de educação musical e os benefícios que essa escuta proporciona através de resultados. O mesmo é direcionado não somente à profissionais de ensino de música, mas também aos que se interessarem pela temática por proporcionar meios de captação de recursos pedagógicos musicais e organização deles.


Palavras-chave


Apreciação Musical. Educação Musical. Música na Escola. Platéia Musical. História da Música. Estilos Musicais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2577

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362