ABSENTEÍSMO EM CONSULTAS ODONTOLÓGICAS PROGRAMÁTICAS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2601

Marilia Beatriz FERREIRA, Anne Caroline LOPES, Marieta Toledo LION, Daniela Coelho de LIMA, Denismar Alves NOGUEIRA, Alessandro Aparecido PEREIRA

Resumo


As faltas às consultas odontológicas programáticas podem gerar prejuízos na assistência e resolubilidade das demandas, além do aumento na fila de espera e das urgências. Objetivo: Determinar os motivos que contribuíram para essas faltas na Estratégia Saúde da Família. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, quantitativo e descritivo. A população foi de 125 usuários que faltaram a, pelo menos, uma consulta entre junho e julho de 2013. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas em visitas domiciliares. Resultado: Cerca de 69,6% dos usuários eram do sexo feminino com média de 28,2 anos de idade, onde 59,2% possuíam renda de 1,1 a 3 salários mínimos. Ao aplicar o Teste Exato de Fisher com significância de 5% observou-se que a renda não influenciou os motivos para não as faltas à consulta (p=0,7953). Sobre os motivos do agendamento das consultas 36,8% relataram dor, outros 36,8% prevenção/manutenção. O esquecimento foi o motivo mais citado para a ausência à consulta (28%).  O tempo mediano de espera foi de sete dias e não influenciou para o absenteísmo (p=0,516). Conclusão: A gestão deve atuar junto à comunidade com ações que fortaleçam sua autonomia, melhorem o fluxo de informações, e assim prevenir os fatores que levam às faltas dos usuários em consultas.

PALAVRAS-CHAVE: Absenteísmo. saúde bucal. Agendamento de consultas. Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família.


Palavras-chave


Absenteísmo. saúde bucal. Agendamento de consultas. Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2601

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362