PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS PARA UMA PEQUENA EMPRESA: estudo de caso em um pet shop
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2604
Resumo
O Planejamento estratégico está direcionado para a análise das forças e fraquezas da organização, que por ser um sistema aberto, sofre influência do meio em que está inserida e deve observar e agir de forma proativa em relação a estes fatores ambientais, principalmente nos aspectos imprevisíveis e relacionados a competitividade do mercado dinâmico. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo elaborar um Planejamento Estratégico visando o crescimento e desenvolvimento do negócio, com o seguinte problema de pesquisa: De que forma o Planejamento Estratégico pode auxiliar na gestão de um pequeno empreendimento? Em relação ao caminho metodológico, optou-se por uma abordagem dedutiva, quantitativa e qualitativa, quanto aos procedimentos, uma pesquisa descritiva, exploratória e um estudo de caso, e com técnicas de entrevista não estruturada para a coleta de dados e planilha eletrônica para a análise de dados. Durante a elaboração do estudo foi possível vivenciar as etapas de construção do planejamento estratégico e sua consolidação. Como resultado, foi definido a postura estratégica da empresa, a qual se encontra em período de desenvolvimento, onde predominam os pontos fortes e oportunidades, e a partir disso, direcionar a empresa para o futuro, através dos objetivos estratégicos e metas estabelecidos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2604
Apontamentos
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362