LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM GOIÂNIA – GO
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2613

Agnes Oliveira MOTTA, Débora Cristina Silva LIMA, Camila Regina VALE

Resumo


O resgate e a valorização do conhecimento popular acerca do uso de plantas medicinais para a saúde e sua utilização consciente, se tornam cada vez mais necessário devido ao alto custo dos medicamentos sintéticos. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as espécies de plantas medicinais mais utilizadas pela comunidade escolar de um Centro de Educação Infantil em Goiânia-Goiás e conscientizar de acordo com a literatura a comunidade escolar sobre formas de uso, benefícios, toxicidade das plantas medicinais utilizadas. Para a realização do presente estudo foram empregadas as seguintes estratégias: aplicação de questionários para a comunidade escolar, análise dos dados, e entrega de material explicativo com levantamento das propriedades tóxicas e formas de uso das espécies de plantas medicinais mais usadas pela comunidade escolar. A partir dos resultados obtidos foi demonstrado o nível de conhecimento que a comunidade escolar tem sobre o uso de plantas medicinais, formas de uso e efeitos adversos à saúde. Dos participantes na pesquisa mais de 80% foram do sexo feminino e relataram fazer uso de plantas medicinais frequentemente em suas crianças, onde ressaltaram também seus conhecimentos sobre plantas medicinais foram adquiridos por meio do contato familiar. Com relação às plantas medicinais, as mais citadas foram a Mentha x villosa (hortelã), Plectranthusbarbatus (boldo), Matricaria recutita (camomila), Vernonia polyanthes (assa-peixe), Melissa officinalis L (erva-cidreira). Frente às doenças prevalentes da infância, a alternativa da utilização de plantas medicinais pelas mães das crianças é uma possibilidade acessível e eficiente. Revelando assim a importância do presente estudo que visa informar e conscientizar esses pais que utilizam plantas medicinais.


Palavras-chave


terapia natural. uso popular. educação infantil. etnobotânica. Efeito tóxico

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2613

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362