IMAGEM PICTÓRICA E REPRESENTAÇÃO
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2623

Álvaro Cardoso GOMES, Eliane de Alcântara TEIXEIRA

Resumo


Tendo como centro de estudo a tela do pintor holandês Jan Van Eyck, O Casal Arnolfini, o artigo tenta analisar a questão da representação em pintura. Na tela, o real, entendido como um sistema organizado, obediente a leis mecânicas, de acordo com os princípios racionalistas do Renascimento, tem seu reflexo numa arte que é a representação fiel dessa ordem.

 


Palavras-chave


Pintura. Representação. Burguesia. Renascimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2623

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362