DE OLHO NA INFECÇÃO: narrativa discente sobre o cotidiano do enfermeiro na Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH)
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2704

Rosângela Vidal de NEGREIROS, Mikael Lima BRASIL, Javanna Lacerda Gomes da Silva FREITAS, Joseana de Almeida DIAS, Silvana Pontes de OLIVEIRA, Suzana Pereira Cardoso de MEDEIROS

Resumo


No Brasil, tem-se ampliado a vigilância às infecções hospitalares por meio de Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), as quais contribuem para o monitoramento da qualidade da assistência. Logo, objetiva-se refletir, sob a ótica discente, a atuação do enfermeiro na CCIH a partir da vivência em um Hospital Universitário do Interior nordestino. Estudo de vivência, do tipo relato de experiência, que realizou um resgate narrativo a partir das concepções e reflexões trazidas pelo estágio curricular supervisionado no campo de atuação da enfermagem na CCIH no mês de maio de 2015. A inserção no âmbito da CCIH proporcionou a execução de ações de prevenção, vigilância e controle das infecções hospitalares através da sua busca ativa. Deste modo, o ponto de chegada desta experiência se releva pelo conhecimento adquirido sobre as infecções hospitalares, a importância da CCIH nas instituições e a reflexão sobre o processo de trabalho em enfermagem e saúde para o bom funcionamento das instituições hospitalares e a prestação de um cuidado com maior qualidade. Assim, acredita-se que esta narrativa seja um produto que possa contribuir para reflexões sobre rotinas em CCIH, como também a necessidade do processo de trabalho em saúde como fundamental à prática de enfermagem e, consequentemente, ao o cuidado.


Palavras-chave


Infecção Hospitalar; Enfermagem; Reflexão; Cuidado; Saúde

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362