O PAPEL DA MARCA NO CONSUMO DE ALIMENTOS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2770

Dario de Oliveira LIMA-FILHO, Filipe QUEVEDO-SILVA, Bruno GUBIOTTI, Pedro Augusto MACHADO, Uriel RAGHIANT FILHO

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar o papel da marca no consumo de alimentos. Em termos específicos, pretende-se verificar a influência da marca na escolha dos alimentos e identificar os fatores que são mais relacionados à marca pelos consumidores. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo descritivo junto a 110 consumidores maiores de 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes econômicas, que realizam compras em supermercados. Os dados foram coletados em junho de 2012. As variáveis de análise foram: benefícios prometidos pela marca, confiança, preço, status, responsabilidade social, saúde e qualidade. A marca exerce influência na escolha de alimentos para todos os entrevistados, sendo que para a maioria essa influência é grande. O status foi a variável de menor peso para os entrevistados, seguida da responsabilidade social, benefícios prometidos e preço. As de maior peso foram a confiança, saúde e qualidade. Os resultados apontam ainda uma relação significativa entre o peso atribuído à marca e os atributos preço e confiança. 


Palavras-chave


Alimentação; Comportamento do consumidor; Varejo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2770

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362