VIVÊNCIA NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE DO BRASILEIRO
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2809

Maria Izabel MEDEIROS, Rosângela Vidal NEGREIROS, Thayse Mota ALVES, Ueigla Batista SILVA

Resumo


Com o aumento populacional, o crescimento das taxas de natalidade, se torna cada vez mais importante à implantação de unidades de internação hospitalar voltadas para assistência a criança e o adolescente, as quais carecem de uma assistência mais humanizada e de uma equipe que passe segurança para a criança e seus familiares. É nesse âmbito que acadêmicos de enfermagem em seu ultimo ano de curso são inseridos e logo aprendem a rotina e são instruídos a lidar com diversas situações que só ocorrem em unidades pediátricas. Diante disso O presente trabalho relata sob a ótica discente, a atuação do enfermeiro na unidade pediátrica a partir da vivência em um Hospital Universitário do Interior nordestino. Estudo descritivo, de caráter exploratório, trata-se de relato de experiência narrado por discentes durante o estágio curricular supervisionado no campo de atuação da enfermagem na Pediatria no período compreendido entre dezembro de 2015 a março de 2016. No decorrer do período em questão foi possível notar que a equipe de enfermagem realiza de forma eficaz suas atividades burocráticas e assistenciais buscando a melhoria da qualidade a assistência prestada ao binômio criança/família, com destaque para valorização da integração academia-serviço no curso das atividades. Ressalta-se a necessidade de avaliar aspectos sociais e psicológicos inerentes à hospitalização da criança para amenização do sofrimento infantil.


Palavras-chave


Pediatria; Enfermagem; Cuidado; Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2809

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

 Resultado de imagem para periodicos capes   Latindex    Harvester    Ibict      Pkp

 

 

Sumarios   DOAJ   LivRe   Dialnet

 

EBSCO   Funadesp 

 

Resultado de imagem para crossref

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362