A RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A ÓTICA DOS PRINCÍPIOS DA ISO 26000 E DAS AÇÕES SOCIAIS: a relação de comprometimento de uma multinacional do setor energético com a comunidade
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2817
Resumo
O presente artigo propõe identificar a relação existente entre a empresa e o público externo local a partir da percepção da própria comunidade, baseada nas práticas sociais adotadas e no cumprimento dos sete princípios da norma ISO 26000 referentes ao comportamento socialmente responsável. Para alcançar o objetivo principal deste estudo a fim de identificar a contribuição da empresa nessa relação levantaram-se os projetos sociais desenvolvidos no município de Garruchos/RS e de São Luiz Gonzaga/RS e, identificaram-se as percepções desses públicos tendo como base teórica os sete princípios da ISO 26000 e os temas relacionados à responsabilidade social corporativa. A metodologia utilizada classificou a pesquisa quanto aos fins como exploratória e descritiva, quanto aos meios como bibliográfica, documental e estudo de caso; realizada por aplicação de questionários a amostras não probabilísticas e definidas por critério de intencionalidade. Os resultados apontam uma relação satisfatória entre a empresa e o público externo, com ressalva a São Luiz Gonzaga/RS que possui percepções mais favoráveis. Os projetos sociais demonstraram o comprometimento com o enraizamento local e o desenvolvimento da comunidade. O reconhecimento dos princípios da ISO 26000 demonstra o engajamento frente à responsabilidade social, pois a norma integra instrumentos de gestão reconhecidos internacionalmente e é o principal instrumento do País. Portanto, conclui-se que a responsabilidade social corporativa mostrou-se como principal ferramenta para aproximar a comunidade e empresa, agregando valor a ambos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2817
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362