A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA E O UNIMÚSICA: uma leitura interdisciplinar
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2820

Rubens Clair VIANA FILHO, Maria de Lourdes BORGES

Resumo


O objetivo deste artigo é o de propor uma análise do Projeto Unimúsica sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através do conceito de reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin. Sob um ponto de vista interdisciplinar e da gestão cultural, considera-se que o entendimento de Benjamin (1955) pode ser um importante elemento para a ajuda na compreensão das ações musicais do ponto de vista da reprodutibilidade técnica que acontecem no Projeto Unimúsica desde o ano de 1981. A metodologia é exploratória utilizando-se a análise do conteúdo de dados secundários sobre o projeto, tais como entrevistas e relatórios. Os resultados indicam que há uma certa manutenção sobre o culto a obra de arte musical, sendo em apresentações presenciais ou mesmo quando se apresenta ao espectador por outros meios tecnológicos, permitindo o seu reconhecimento e a sua identificação. Assim sendo, abre-se a possibilidade para além da obra de arte circunscrita aos espaços restritos ao seu local de origem, para a apreciação e divulgação para todos, tal como coloca Benjamin (1955) sobre a reprodutibilidade técnica.


Palavras-chave


Unimúsica, UFRGS, reprodutibilidade técnica, gestão cultural

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2820

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362