VIVÊNCIA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM UMA ALA CLÍNICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2829

Maria Viviane da Silva GUEDES, Jedison Feliciano SILVA, Riviane Maria Lucena da HORA, Rosângela Vidal de NEGREIROS

Resumo


A integração academia-serviço através dos estágios curriculares possibilita o amadurecimento e comprometimento dos estudantes para atuar na prática, o que possibilitou uma melhora na qualidade da assistência prestada aos usuários. Portanto, o presente estudo tem como objetivo descrever a experiência vivenciada por discentes, através do Estágio Supervisionado II. Trata-se de um Relato de experiência de caráter descritivo e exploratório, vivenciado por discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - PB, durante o Estágio Supervisionado II, em confluência com a rotina da Ala Clínica D do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande – PB, no período de 14 de dezembro de 2015 à 28 de março de 2016. No referido estágio, o discente avalia as necessidades do setor, dos indivíduos, família e comunidade e a partir dessa avaliação, desenvolve ações de planejamento, organização e assistência em enfermagem, junto à equipe multiprofissional, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde com qualidade e resolutividade. O ponto principal desta experiência está na possibilidade de integração entre estudantes e profissionais, possibilitando a vivência das práticas diárias assistenciais e gerenciais das atividades desenvolvidas pelo enfermeiro como parte da equipe de saúde. Assim, acredita-se que o presente estudo possa contribuir para reflexões sobre a importância dos estágios curriculares de enfermagem.


Palavras-chave


Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Estágio Clínico. Assistência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2829

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362