PRECISANDO TOMAR DECISÕES? A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA DE MERCADO E A COMPETITIVIDADE EM LOJAS DE CONFECÇÕES
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859

Gabriela CAPPELLARI, Jorge Oneide SAUSEN, Ariosto SPAREMBERGER, Luciano ZAMBERLAN, Maicon Rafael HAMMES

Resumo


O objetivo principal que norteou o estudo foi analisar a influência da inteligência de mercado na tomada de decisão dos gestores e o diagnóstico do nível de competitividade das lojas de confecções da cidade de Tuparendi, situada na região do Noroeste Gaúcho. No referencial teórico abordou-se conceitos sobre inteligência de mercado, estratégia, competitividade e vantagem competitiva. A metodologia utilizada foi pesquisa aplicada e descritiva. A amostragem compreendendo 10 lojas caracterizou-se não-probabilística por julgamento e aos gestores foi aplicado um questionário com escala Likert, composto por 96 questões. Os resultados apontam que as lojas utilizam do valor da informação, das ferramentas de mercado, do mix de marketing e dos aspectos relacionados à vantagem competitiva como fonte de inteligência de mercado, servindo de apoio no processo decisório da empresa. E, identificou-se que as lojas pesquisadas estão trabalhando de forma competitiva no mercado, considerando os fatores internos, estruturais e sistêmicos. 


Palavras-chave


Confecções; Inteligência de Mercado; Competitividade; Estratégia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2859

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362