MARKETING PÚBLICO: Projetos na esfera municipal
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2861

Maicon Rafael HAMMES, Gabriela CAPPELLARI, Lurdes Larlene Seide FROEMMING

Resumo


Este artigo propõe identificar estratégias de marketing no setor público. Para comprovar a existência de marketing no âmbito municipal buscou-se referencial teórico contingente bem como a análise de duas políticas públicas da prefeitura de Doutor Maurício Cardoso-RS, sendo uma de concessão de uso de tablets para os alunos do ensino fundamental promovida pela Secretaria de Educação e outra de incentivo à produção leiteira oriunda da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O primeiro programa ainda está no começo, tendo iniciado em 2014, e o segundo já é uma política pública consolidada que está sendo executada a vários anos. Os resultados mostram que é possível identificar estratégias de marketing na cidade estudada a partir dos quatro “Ps” do marketing propostos pelo autor Philip Kotler. A sua principal característica é que o marketing público, também conhecido por marketing social, estimula relações de troca entre o poder público municipal com os contribuintes e que estas trocas geralmente não visam lucro. 


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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362